quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Diferenças... parte 3

Voltando à questão principal, pode sim iniciar apenas de um dos lados. Dificilmente um relacionamento começa de ambos os lados ao mesmo tempo, com os dois passando a se gostar da mesma forma ao mesmo tempo. Então aquilo que era apenas paixão, encantamento de um dos lados, pode se tornar amor na medida em que o outro lado vai aos poucos percebendo que também sente algo. E numa amizade, é quase sempre assim que ocorre. Mas sem forçar nada, sem ficar ‘beijando todos os sapos que aparecerem’. Deixe fluir a relação. Quando há uma forte amizade, há sim as chances das coisas caminharem neste sentido, de surgir um encantamento, que poderá passar para uma paixão (intensidade em desequilíbrio) até chegar ao amor (intensidade em equilíbrio). E até mesmo iniciar um namoro a partir do encantamento, suficiente para então fazer surgir o amor. De qualquer modo, agindo assim, no mínimo você ganhará um(a) grande amigo(a). Deixe fluir. As borboletas virão.

Para finalizar, então o que difere a amizade do amor de casal? Alguns apressados poderiam dizer que seria o sexo. Mas não. Há sexo também entre amigos que não se amam. Outros poderiam dizer que é viver juntos. Mas não, pois há amigos que moram juntos e não se amam, embora a convivência possa ajudar a fazer surgir um amor entre os dois. Tem ainda quem vá dizer que é compartilhar bens. Não, pois há casais com divisão total de bens que se amam, assim como há amigos que compartilham bens em comum, mas não se amam.

Contudo há uma diferença entre amizade e amor. Você, eu, todos nós sabemos que há. Mas talvez por esta diferença estar em algo que não é possível de ser ver, por estar justamente na esfera dos sentimentos, das emoções, como eu disse inicialmente, é que se torne difícil de expressar e definir claramente em palavras.

Quando você consegue olhar para uma amiga ou amigo e dizer que é apenas amizade muito forte e quando consegue dizer que já existe ‘algo a mais’? Bom, ‘algo a mais’ não quer dizer amor necessariamente, mas poderá se tornar. Quando se torna amor, você consegue dizer e saber. Mas não sabe quando se transforma em amor, em que momento exato isso ocorre. Assim como é difícil dizer quando é amizade forte e quando já é algo a mais. Difícil explicar. A diferença entre amizade e amor de casal também é assim. Você sabe que existe a diferença. Mas não sabe bem como explicar.

Diante disso, fico com a resposta do filósofo Santo Agostinho, quando lhe perguntaram o que era o Tempo. Não é o tema aqui, mas sua resposta bem cabe a esta nossa questão: “Se não me perguntarem, eu sei. Se já me perguntarem, eu não sei”.

Então, simplesmente, deixe fluir... seja o amor... e ele(ela) virá... ou se revelará...

Nenhum comentário:

Postar um comentário